sexta-feira, 18 de março de 2022

Saint Patrick's Day - Dia de São Patrício


No dia de São Patrício, festeja-se o santo padroeiro da Irlanda. Este usou o trevo como metáfora da unicidade de Deus, com as suas três entidades: pai, filho e espírito santo. Celebra-se este dia com a cor verde do trevo, da natureza em geral e da bandeira da Irlanda.

As tradições e lendas irlandesas falam ainda de duendes, arco-íris e potes de ouro. Quem, neste dia, encontrar um trevo de quatro folhas tem sorte garantida para o ano todo.

As celebrações de São Patrício acontecem um pouco por todo o lado em que se encontram irlandeses, ou seja, em quase todos os países de língua inglesa. Há desfiles nas cidades e o verde está presente nas decorações, nas bebidas, nas comidas e houve até cidades em que pintaram o rio de verde no dia das comemorações! As pessoas vestem-se de verde para mostrar orgulho pelo seu país e pelas suas tradições. Quem não se veste de verde neste dia arrisca-se a ser beliscado!

Este ano, as professoras de inglês escolheram celebrar esta festividade na escola, decorando os espaços e incentivando todos a vestir-se de verde. Caso professores, alunos e auxiliares não tivessem roupas ou acessórios verdes, foram distribuídas fitas verdes para não haver motivos para beliscões! Durante todo o dia, esteve uma lista de reprodução com vídeos alusivos à data, com música e contextualização histórica, em língua inglesa. 


Esta comemoração chegou até ao refeitório, onde houve guardanapos e sobremesa... verdes. Os finalistas associaram-se a esta atividade e abrilhantaram este dia com bolos... verdes, está claro, a reverter para o seu fundo para a viagem. Houve ainda uma surpresa inesperada para as professoras: uma alma doce, que confecionou bolos verdes, em forma de trevo, lindos e super-saborosos!


Obrigada a todos os que se associaram a esta celebração, compartilhando a sua boa-disposição verde!

As professoras de inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vale a pena rever

Dia do Pi na EB Guerra Junqueiro

Para comemorar o Dia do π, dia 14 de março, os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro puseram mãos à obra e ent...

A mais vista de sempre