quarta-feira, 9 de maio de 2018

Encontro com os Pais


Ler para quê? É inútil!

Ao encararmos a leitura como uma aprendizagem que se inicia mesmo antes da aprendizagem formal, quando na primeira infância os familiares proporcionam às crianças, apenas pelo prazer de ouvir ler, o início do seu itinerário pessoal, que os conduzirá a de leitores, facilmente depreendemos que o seio familiar pode ter papel essencial na promoção da leitura.
Porque muitas vezes, somos nós, os adultos que empurramos para o lado os momentos de leitura, esquecendo como eles são espaços de estabelecimento de diálogo, cumplicidade e convivência com os nossos filhos, a biblioteca escolar levou a cabo a iniciativa oficina para as famílias sobre a leitura, onde se procurou sensibilizar as famílias para o importante papel que desempenham na promoção da leitura e do gosto pela fruição dos livros.
Para que a iniciativa fosse ainda mais interessante, tivemos o privilégio de acolher na nossa escola o professor André Matias, que trazendo à liça a temática “Ler, para quê? É inútil!”, mostrou como o livro é muito mais que um amontoado de letras, espalhados por páginas e páginas. Efetivamente, através das suas histórias, os alunos do 3.º ciclo puderam, durante a manhã, viajar e olhar o mundo, sentir o pulsar de povos e culturas diferentes, sem abandonarem o espaço escolar.
É este mundo de magia e encanto, que se procura despertar com iniciativas como esta, que pretende despertar pais e alunos na promoção da leitura como um espaço de construção e desenvolvimento pessoal, pois afinal, enquanto a imaginação não for agrilhoada, a leitura valerá sempre a pena.




                                                                                                                                                                                 IN jornal Terra Manuelina



Sem comentários:

Enviar um comentário

Vale a pena rever

Dia do Pi na EB Guerra Junqueiro

Para comemorar o Dia do π, dia 14 de março, os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro puseram mãos à obra e ent...

A mais vista de sempre