terça-feira, 18 de abril de 2023

Lançamento do livro "Histórias da Ajudaris" Edição 2022"


 No passado dia 4 de Abril, procedeu-se ao lançamento do livro "Histórias da Ajudaris". 

A iniciativa de 2022 contou com a participação das quatro turmas do 2º ciclo do ano passado. As turmas criaram os seus textos coletivamente, com o tema “Água”. No entanto, apenas um dos mesmos foi selecionado, o do 6ºA, a atual turma de 7ºA, que foi orientada pela professora de português, Sara Martins.

Sobre a Ajudaris, esta é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

Foi fundada em Julho de 2008 e considerada de Utilidade Pública desde Outubro do mesmo ano. A AJUDARIS figura assim como uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.

Foi fundada por um grupo de voluntários que, pontualmente, faziam Intervenção Social, no terreno, junto de populações mais carenciadas do Grande Porto. Perante os constantes apelos da comunidade apoiada, surgiu a necessidade de criar respostas mais regulares, organizadas e eficientes, que visam o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar.

O lançamento do livro começou com a entrega de certificados solidários aos alunos autores. A professora de português que os orientou na criação do texto, a professora Sara Martins, não foi esquecida e irá receber o primeiro exemplar deste livro, autografado pelos alunos. 



Seguiu-se a intervenção de quatro dos alunos da turma, os quais leram o texto que criaram "Uma Gotinha de Ouro". Passou-se depois à venda dos livros, os quais foram autografados pelos nossos jovens autores. 
 









Finalmente, houve um momento de convívio, com alguns petiscos que as famílias dos alunos quiseram partilhar com a comunidade.

Em jeito de conclusão, deixo aqui a mensagem de agradecimento da senhora diretora da Ajudaris, Rosa Mendes. Esta menciona ainda a temática deste ano "Paz", que conta já com a participação de cinco turmas do nosso agrupamento. Será que uma ou mais serão selecionadas a participar?



Ainda sobraram alguns exemplares do livro. Quem desejar adquirir um deve dirigir-se à Biblioteca do Agrupamento. 

Obrigada e até à próxima edição Ajudaris!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vale a pena rever

Dia do Pi na EB Guerra Junqueiro

Para comemorar o Dia do π, dia 14 de março, os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro puseram mãos à obra e ent...

A mais vista de sempre