segunda-feira, 22 de maio de 2023

Encontro com autor: Manuela Mota Ribeiro

Em parceria com o gabinete de Saúde Escolar do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro e com o Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta, a Biblioteca Escolar Guerra Junqueiro convidou a escritora Manuela Mota Ribeiro, médica de formação, a dinamizar um encontro com os alunos do 1º ciclo e do jardim-de-infância, com vista a despertá-los para as temáticas ligadas à saúde, educação e o desenvolvimento saudável das crianças.

A escritora esteve presente na Escola Básica de Freixo de Espada à Cinta (1º ciclo) no dia 9 de maio de 2023. Aqui, foram trabalhados dois livros distintos, com temáticas distintas.

Foi apresentado o livro "O Pancrinhas". Entre as personagens principais desta história estão os órgãos do Diogo, um menino muito guloso que não para de comer! Quando, ao fim de uns anos, se apercebem de que Diogo poderá vir a ficar doente, os órgãos entram em ação e, através de sinais e sintomas, conseguem avisá-lo de que corre riscos sérios e reais. Através da leitura desta narrativa, compreendemos que, quando protegemos o nosso corpo dos alimentos menos saudáveis, estamos a poupar a saúde e também o nosso dinheiro.

A autora trabalhou também o livro "Serafim está sempre constipado". Nesta história, os pequenos leitores têm a oportunidade de conhecer o Serafim, um hipopótamo que está sempre constipado, pois não gosta de comer alimentos coloridos saudáveis e ainda não aprendeu a assoar o nariz. Certa noite, o seu irmãozinho mais novo acorda muito assustado com um barulho que vem da cama do Serafim… A mãe explica-lhe que o mano está apenas a ressonar. Tem o nariz entupido e por isso faz barulho ao respirar. Numa consulta médica, o pediatra convence-o a provar os alimentos 20 vezes, antes de dizer "não quero" ou "não gosto"… e é assim que ele aprende a apreciar novos sabores!

Os alunos gostaram muito da intervenção da escritora, participaram interagindo com a mesma e no final cantaram as músicas associadas a cada projeto. Os alunos que compraram os livros com antecedência puderam levá-los para casa e desfrutar dos mesmos com desconto e mesmo alguns com oferta! Quem ainda desejar comprar algum exemplar, pode dirigir-se ao site da autora, https://www.manuelamotaribeiro.com/onde estão disponíveis todos os títulos.


Muito obrigada, Sra Doutora, pelos bons momentos, cheios de bons conselhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vale a pena rever

Dia do Pi na EB Guerra Junqueiro

Para comemorar o Dia do π, dia 14 de março, os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro puseram mãos à obra e ent...

A mais vista de sempre